A Prefeitura de Lucrécia, manifesta sua profunda preocupação diante da escassez de chuvas e da baixa umidade do ar em nossa região.
Foto inlustrativa
A Prefeitura Municipal de Lucrécia, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, manifesta sua profunda preocupação diante da escassez de chuvas e da baixa umidade do ar em nossa região. Nesse sentido, gostaríamos de alertar a população sobre os perigos das queimadas que têm ocorrido em nosso município.
Conforme estabelecido pela Lei de Crimes Ambientais (9.605/1998), na Seção III (Da Poluição e Outros Crimes Ambientais), em seu artigo 54, fica claro que qualquer ato que resulte ou possa resultar em danos à saúde humana, extinção de animais ou destruição significativa da flora é considerado crime ambiental. Isso inclui incêndios e queimadas, sujeitos a penas de reclusão e multas, conforme previsto na legislação vigente.
É fundamental realizar a limpeza de terrenos de forma manual ou utilizando equipamentos apropriados para esse fim. A prática de colocar fogo no mato ou realizar queimadas com a intenção de "limpar terrenos" acarreta consequências nocivas ao meio ambiente, incluindo poluição do ar, danos ao solo, devastação da fauna e riscos à saúde pública.
Diante disso, é imperativo que todos estejamos cientes da gravidade dessa situação. Pedimos a colaboração de cada cidadão para evitar qualquer atividade que possa desencadear incêndios, protegendo assim nossa preciosa fauna, flora e, acima de tudo, a vida humana. Juntos, podemos preservar nosso ambiente e garantir um futuro sustentável para as gerações futuras.