Iniciativa parte da estratégia de fortalecimento do planejamento reprodutivo na Atenção Primária à Saúde, oferecendo às mulheres um método contraceptivo seguro, eficaz e gratuito.

FOTO
Nesta quarta-feira, 19 de novembro de 2025, a Prefeitura Municipal de Lucrécia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma importante ação no UMS Maria Lalá da Costa: o Mutirão de Inserção de DIU não hormonal, voltado para mulheres em idade fértil, conforme critérios de elegibilidade definidos após avaliação clínica.
A atividade teve início às 8h da manhã e contou com a participação do enfermeiro supervisor da Sesap/RN, da enfermeira capacitada do município, de profissionais técnicas de enfermagem da Atenção Primária à Saúde e de toda a equipe da unidade.
A iniciativa faz parte da estratégia de fortalecimento do planejamento reprodutivo na Atenção Primária à Saúde (APS), oferecendo às mulheres um método contraceptivo seguro, eficaz e gratuito.
O mutirão é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Área Técnica de Saúde da Mulher e da VI Ursap. A ação foi possível graças à capacitação promovida pelo Estado, que viabilizou o curso de inserção, revisão e retirada do dispositivo intrauterino (DIU) para enfermeiros da APS
sendo um profissional habilitado por município.
O Ministério da Saúde ampliou a oferta de DIU no SUS, autorizando sua inserção tanto por médicos(as) quanto por enfermeiros(as) capacitados(as), conforme estabelecido na Nota Técnica nº 31/2023-COSMU/CGACI/DGCI/SAPS/MS e na Resolução Cofen nº 690/2022.
O DIU não hormonal é um método contraceptivo altamente eficaz, com duração de até 12 anos (dependendo do fabricante), seguro e recomendado para fortalecer o planejamento familiar, reduzindo casos de gestações não planejadas, abortos inseguros e a morbimortalidade materna e infantil.
A gestão municipal segue comprometida em ampliar o acesso das mulheres aos serviços de saúde, garantindo acolhimento, orientação e autonomia para decisões relacionadas à sua saúde reprodutiva.